
“Humanocracia” é um manifesto e um manual para construir uma organização preparada para o futuro. Neste livro, os autores Gary Hamel e Michele Zanini, têm a missão de ajudar a erradicar a burocracia nas empresas. Não só porque acarreta um custo significativo, como “obstruí as artérias” da capacidade das organizações para crescer e inovar, mas igualmente importante, porque os seres humanos merecem algo melhor do que serem sufocados no que respeita ao seu desenvolvimento e influência. Os colaboradores são vistos em primeiro lugar como um recurso, e só depois como seres humanos, e são controlados por regras e regulamentos, em vez de confiarem neles para realizarem o seu trabalho. Substituir a burocracia da noite para o dia iria causar o caos nas empresas, pois maioria de nós aceita-a como uma norma. Este livro analisa várias empresas para mostrar como se transformaram, reduzindo substancialmente o impacto da burocracia e como colocaram o colaborador em primeiro lugar, no que diz respeito às suas estratégias.
Este livro faz uma apreciação coerente sobre como construir uma organização centrada nos seres humano, sem recorrer à sugestão de um modelo alternativo específico. “O sistema burocrático de castas”, como os autores o denominam, priva os colaboradores da possibilidade de conquistarem novas competências, exercerem sua ingenuidade e ampliarem o seu impacto. Privados disso, têm poucas oportunidades para fazerem crescer o retorno “emocional” e financeiro do seu trabalho.
Os autores identificam as seguintes situações como exemplos de burocracia nas organizações:
- Existe uma hierarquia formal.
- O poder está nas posições e a autoridade passa de cima para baixo.
- Os grandes líderes nomeiam pequenos líderes.
- Estratégias e orçamentos são definidos pelo top.
- Os grupos principais da equipa definem a política e garantem o seu cumprimento.
- As funções de trabalho são rigidamente definidas.
- O controle é conseguido pela supervisão, regras e sanções.
- Os gestores atribuem tarefas e avaliam o desempenho.
- Todos competem por uma promoção.
- A compensação tem por base uma classificação.