Leading With Gratitude

Os autores “apóstolos da apreciação”, Chester Elton e Adrian Gostick, transmitem neste livro as suas ideias para acrescentar mais gratidão nas organizações e ajudar a fortalecer a moral e a eficiência no local de trabalho. Está provado que existe um abismo entre a consciência dos benefícios da gratidão e a dificuldade de tantos líderes a conseguirem transmitir. Estes dois autores identificam esta situação como uma “lacuna de gratidão”. Mostrar gratidão não tem a ver só com ser simpático, é ser inteligente (muito inteligente) e é uma competência que todos podem facilmente aprender. Pesquisas também revelam que a gratidão é benéfica para quem a expressa e é uma das variáveis mais poderosas na previsão do bem-estar geral de uma pessoa (mais do que o dinheiro, saúde e otimismo). Infelizmente, é também uma das competências mal compreendida e aplicada no mundo dos negócios.

Este livro está repleto de histórias interessantes sobre líderes respeitados, como Alan Mullaly, da Ford Motor Company, e o presidente aposentado da American Express, Ken Chenault. Praticar o ato de gratidão pode ser tão simples como permitir que as pessoas saibam que as suas sugestões são valorizadas, convidando-as a partilhar as suas ideias e agindo de acordo com as mesmas. Outra forma é assumir uma intenção positiva, especialmente quando os erros acontecem. Em vez de ficar chateado ou culpar alguém por cometer um erro, assuma que essa pessoa estava a dar o seu melhor e a seguir utilize a  mesma situação para aprender o que poderia ter feito de diferente como líder. Uma das dicas mais úteis passa por se colocar no lugar dos seus colaboradores.

Os mitos que os autores identificam na liderança em relação à gratitude: