No Hard Feelings

Este é um guia sobre como não reprimir as suas emoções no trabalho e encontrar canais construtivos para algumas delas como os ciúmes e a ansiedade, ao mesmo tempo que desmistifica as interações digitais e os estilos de comunicação com colegas de trabalho. O livro “No Hard Feelings” é colorido com muitas ilustrações e todo o texto explica a importância da fluência emocional no local de trabalho. Um dos objetivos desta obra consiste em provar que a verdadeira realização no trabalho está um passo à frente da inteligência emocional e como se aprende a ser razoavelmente emotivo.Não é segredo nenhum que a forma como nos sentimos pode afetar a produtividade. Mas esta resulta das relações, colaborações e criatividade, não de “coisas”. A maior parte de nós ainda trabalha com a suposição de que as emoções no trabalho são um tabu, algo que tem de ser superado e deixado de lado, para que nos possamos concentrar apenas no trabalho, mas hoje em dia a nossa relação com o trabalho é muito mais complexa. A consultora de marketing e de design Fosslien e a designer organizacional Duffy oferecem neste livro uma fórmula para gerir as emoções no local de trabalho e explorar a forma pela qual as emoções influenciam cada um dos sete aspetos centrais do trabalho: saúde, motivação, tomada de decisão, trabalho em equipa, comunicação, cultura e liderança.

Uma das vantagens deste livro é que explica como, um líder, pode diminuir o nível básico de ansiedade numa equipa e ajudar a criar confiança, dando às pessoas orientações claras sobre o que se espera delas permitindo que se concentrem no que se espera que realizem.

Nem sempre é fácil aceitar e discutir emoções no local de trabalho. Mas, quando isto acontece, vai perceber que as emoções deixam de o atrapalhar e transformam-se em sinais que o guiam na sua carreira. Quando faz o processamento eficaz das suas emoções fica com o poder de fazer mais do que “levar todo o seu eu” para o trabalho: permite-lhe que entregue o seu melhor no trabalho. No final do livro, as autoras oferecem uma “Avaliação das tendências emocionais” para o ajudar a aprender mais sobre as suas próprias tendências emocionais, a cultura das emoções da sua equipa e sobre as normas para gerir emoções na sua organização.

As 4 lições a tirar desta leitura: